26/06/2011

1ª CICLONUDISTA DE LISBOA





Dia 26 de Junho pelas 15.30 no Parque Eduardo VII junto à rotunda do Marquês de Pombal.


A ideia é contestar o domínio dos combustíveis fósseis e o atual sistema de transporte rodoviário.


A promoção da bicicleta como meio de transporte. Salvar o Planeta, evoluindo para um estilo de vida livre do automóvel como meio de transporte é uma das atitudes mais poderosas que uma pessoa pode ter, ajudando na redução real de gases negativos para o ambiente.


Já é tempo de parar com a exposição indecente das pessoas e do Planeta aos carros e à poluição que eles criam.


Na Ciclonudista enfrentamos o trânsito com os nossos corpos nus, como a melhor maneira de defender a nossa dignidade e expondo a vulnerabilidade que os ciclistas e os peões enfrentam nas ruas, assim como as consequências negativas que enfrentamos devido à dependência do petróleo e outras formas de energia não renováveis.


Respirar melhor: centenas de carros a poluir o ar das nossas cidades criam uma atmosfera suja e nada saudável para nós.


Imagem de respeito pelo nosso corpo. Andar de bicicleta promove o respeito pelo corpo pois quem anda de bicicleta consegue alcançar um estilo de vida mais saudável, devido ao exercício físico que faz, por usar um meio de transporte com a força do seu corpo.


Pensar global, agir localmente. Andar de bicicleta promove negócios locais que tenham a ver com o ciclismo, negócios cada vez mais presentes na cidade de Lisboa e organizações locais.


A Ciclonudista despe de complexidade os modernos meios de transporte para uma mensagem simples: Ande de bicicleta! Para a maioria das pessoas as suas necessidades de transporte são bem servidas pela bicicleta, pois as distâncias percorridas são curtas.


Ao andarmos nus de bicicleta declaramos a nossa confiança na beleza e individualidade dos nossos corpos enquanto chamamos a atenção para os sítios onde a bicicleta não é utilizada. Este é um catalizador para que exista uma mudança de comportamentos e um futuro na sustentabilidade, transporte, comunidade e divertimento.


As bicicletas criam espaço e aumentam a vida nas ruas, comprovado já em várias cidades europeias, onde o aumento das bicicletas e diminuição do uso do carro estimulou a economia e a qualidade de vida nas cidades.






Alguns cuidados a ter na Ciclonudista:
Levar protetor solar
Levar chapéu e água
Algo para comer pelo caminho ou no final


Levar também um saco ou mochila para a roupa, material de pintura para os corpos, apitos ou buzinas. Sugere-se ainda cartazes e a decoração das bicicletas.


No final estaremos no jardim em frente à Torre de Belém em convívio. Pela Ecologia queremos uma cidade mais ciclável e menos poluída. Podes participar em patins em linha.


PEDALA O MAIS NU QUE CONSEGUIRES!